Argentinos elegem Derecho de familia para concorrer ao Oscar
A Academia de Artes y Ciencias Cinematográficas Argentina definiu no dia 29 de setembro (última sexta), que o filme Derecho de familia, de Daniel Burman representará o país para concorrer por uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro. Este que é o quinto filme de Burman venceu a disputa com 25 votos, cinco a mais que o segundo colocado, Cronica de una fuga, de Adrian Caetano, seguido ainda por Las Manos, de Alejandro Doria (17 votos), Sofacama, de Ulises Rosell (5 votos), El Custodio, de Rodrigo Moreno, e El camino de San Diego, de Carlos Sorín (ambos com 4).
Esta é a segunda vez que um filme de Burman concorre por uma vaga ao Oscar, já que em 2004, seu filme antecessor El abrazo partido, também tentou mas nao conseguiu chegar a ficar entre os cinco finalistas. Os brasileiros já puderam ter contato com os filmes de Burman em Esperando al Mesías e El abrazo partido, que estiveram em circuito. Derecho de familia ainda é inédito no Brasil. Estes três filmes buscam retratar a realidade judeo-portenha, assim como o bairro Once, em Buenos Aires, também de formaçao judia.
Burman pronunciou ao jornal LA NACIÓN que "es una responsabilidad muy grande que excede a la película ya que involucra a la Cancillería y a la cultura en general. Soy una excusa para promocionar el cine argentino y la marca país. Derecho de familia transmite emociones cotidianas entre padres e hijos y creo que puede hacer carrera".
As indicaçoes ao Oscar serao conhecidas no dia 23 de janeiro de 2007, e a cerimônia de entrega, no Kodak Theatre, será no dia 25 de fevereiro. A última participaçao de um filme argentino entre os cinco finaliostas foi em 2002, com O filho da noiva, de Juan José Campanella.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home