Mostra sobre o cinema japonês no San Martin
Para quem busca conhecer a vida cultural de Buenos Aires, é fundamental conhecer o Teatro San Martin. Neste prédio de dez andares, localizado na Avenida Corrientes 1530, ocorrem desde peças de teatro locais, seja de grandes textos clássicos (como neste momento em que esta sendo representado “Rei Lear”) ou de textos contemporâneos, mostras de fotografia, shows musicais, além de disponibilizar espaços para seminaries, congressos.
Mas é também no Teatro San Martin, mais precisamente na sala Leopoldo Lugones, que ocorrem a exibição de filmes que dificilmente entram em cartaz no circuito comercial. No entanto, ao realizar mostras, sejam elas através de autores específicos ou por temáticas, ou por nacionalidades, o Teatro San Martin não somente consegue mostrar muito da história do cinema local e mundial, como também mostrar filmes que seriam impossíveis de assistir sem a sua existência no cenário cinematográfico.
É o caso da mostra que se iniciou ontem, intitulada Hiroshi Shimizu y Sadao Yamanaka: dos maestros a la sombra de Ozu y Mizogushi, no qual se traz a produção no cinema japonês da década de trinta até cinquenta. Pela primeira vez na América Latina, estes filmes foram enviados especialmente de Tokio pela The Japan Foundation.
A mostra conta com nove longa metragens da extensa carreira de Shimizu, que ao todo fez 160 filmes. Começando cedo no cinema, (aos 21 anos já dirigia seu primeiro filme), Shimizu baseou sua carreira em comédias e melodramas. Uma de suas características era o uso da improvisação e o uso de cenários naturais.
Já Yamanaka terá somente três dos seus 24 longa metragens nesta mostra, tendo em vista que estes três são os únicos filmes que sobreviveram ao tempo. Possuindo uma afinidade com os gêneros populares, Yamanaka no entanto não deixava de assumir uma postura crítica a sociedade japonesa frente a um período que prenunciava a Segunda Guerra. Yamanaka foi convocado a combater pelo Japão, quando veio a falacer no campo de batalha, aos 29 anos.
A mostra segue até o dia 17 de outubro.

0 Comments:
Post a Comment
<< Home