La Argentinidad no CINEMA

Friday, March 23, 2007

INCAA nao irá apoiar financeiramente a nona ediçao do BAFICI

No último dia 16 de março ocorreu a conferência para imprensa sobre o lançamento da nona ediçao do Buenos Aires Festival de Cine Independiente (Bafici), festival mais destacado de cinema de Buenos Aires. No entanto, a ediçao de 2007 do festival conta com uma má notícia: o INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales), nao irá colaborar economicamente com o festival.

Com esse anúncio o BAFICI, que também é uma importante plataforma para lançamentos de filmes argentinos, nao contará com o valor de 350.000 pesos (aproximadamente 490 mil reais) mais outros 160.000 pesos(aproximadamente 225.600 reais) em prêmios para a competencia argentina.

As autoridades do INCAA, através de Maria Lenz, pronunciaram que “Para esta edición, se llevaron a cabo conversaciones que no llegaron aún a un entendimiento, dado que las exigencias planteadas por la dirección del mismo duplicaron en monto la ayuda otorgada en ediciones anteriores”.

No entanto, Fernando Martín Peña, diretor do festival, afirmou que após "en octubre ocurió la primera y única reunión del BAFICI con María Lenz, tras meses de pedir entrevista. Asistieron Virginia Petrozzino (productora general) y Marcelo Grosman (de quien depende la estructura de festivales). Lenz los recibió con la frase "el presupuesto destinado para el BAFICI este año es cero... durante noviembre y diciembre pedimos diversas reuniones para avanzar con el tema, tanto ante Lenz como ante Álvarez, sin resultado".

O BAFICI ocorre entre os dias três a 15 de abril, contando com o patrocinio do Governo da Cidade de Buenos Aires. Para maiores informaçoes, acessar o site:
http://www.bafici.gov.ar/

Tuesday, March 20, 2007

FILME ESPANHOL GANHA O ASTOR DE ORO

O filme "FICCIÓN", do realizador catalao Cesc Gay, ganhou o "Astor de Oro de Melhor Longa Metragem", o prêmio máximo entregue pelo Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, concluido neste último domingo.

Já na "Competencia Latinoamericana", reservada para os primeiros e segundos filmes de realizadores do continente, o documentário argentino "M", longa de estréia do cineasta argentino Nicolás Prividera, ganhou o "Premio Che Guevara", ganhando assim uma premiaçao no valor de 50.000 dólares.

O ator argentino Carlos Resta obteve o "Astor de Plata" como melhor ator por seu papel de um realizador em estado de crise em "LA PELI", de Gustavo Postiglione. Como melhor atriz, ganhou Sandra Huller, protagonista do filme "MADONNAS". O "Astor de Plata al Mejor Director" foi repartido entre a italiana Marina Spada, com o filme "COMO UNA SOMBRA", e o sul coreano Hong Sang-soo, que apresentou "LA MUJER EN LA PLAYA".

O filme "CIUDAD EN CELO", de Hernán Gaffet, ganhou o "Premio del Público", votado voluntariamente pelos espectadores desta 22da ediçao do Festival Internacional de Cine de Mar del Plata. Já o juri distinguiu com o "Premio Especial del Jurado" ao filme "JARDINES DE OTOÑO", do realizador franco-georgiano Otar Iosseliani.

O "Astor de Plata" ao melhor roteiro foi para Zaza Rusadze e Dito Tsintsadze pelo roteiro do filme georgiano alemao "EL HOMBRE DE LA EMBAJADA". O filme "EL AMOR MÁS GRANDE DEL MUNDO", de Cacá Diegues, obteve uma Mençao Especial.

Wednesday, March 14, 2007

ARGENTINOS REVERENCIAM MARIO MONICELLI

No ano de 1963, o Festival Internacional de Mar del Plata consagrou o filme OS COMPANHEIROS (I compagni), do diretor italiano Mario Monicelli, como o melhor filme do festival. Naquela ocasiao, Monicelli nao pode vir a Argentina receber o prêmio. Mais de quarenta anos depois, Monicelli pisa pela primeira vez em solo argentino e, a ponto de completar 92 anos, conhece a importância que sua obra possui para os argentinos.

Homenageado pelo conjunto da obra nesta 22 ediçao do Festival, Monicelli também ministrou uma "clase magistral" para 500 pessoas. As homenagens nao pararam por ai. Na segunda feira, já em Buenos Aires, Monicelli teve um encontro com o público em um Teatro Coliseo quase lotado, contando até com a presença de China Zorrilla, uma das maiores atrizes argentinas (apesar de ser uruguaia, fez sua carreira entre Argentina e Espanha). Ontem, terça feira, Monicelli compareceu ao Teatro San Martin para fazer uma breve introduçao antes da exibiçao do filme "OS COMPANHEIROS". A sala mais uma vez estava lotada. Em ambos eventos, a recepçao do público foi mais que calorosa, com um valor emocional muito grande.

Monicelli é um dos poucos diretores italianos da geraçao vinda do neo realismo, ainda vivos e produzindo (em Mar del Plata teve a pré estréia do seu último filme). Monicelli a partir dos anos cinquenta, marcou o cinema mundial ao trazer o que se chama a "comédia a la italiana", como filmes como O EXÉRCITO DE BRANCALEONE, A GRANDE GUERRA, CASANOVA, PARENTE É SERPENTE, além dos filmes com Totó, e tantos outros.

Tuesday, March 13, 2007

NÙMEROS DOS TRÊS PRIMEIROS DIAS DO 22 FESTIVAL DE MAR DEL PLATA

Nesta segunda feira, a organizaçao do Festival de Mar del Plata anunciou o número de espectadores nos três primeiros dias: 61.074 mil pessoas já passaram pela programaçao do festival, entre sexta feira (18.657 espectadores), sábado (20.553 espectadores) e domingo (21.864 espectadores).

A cerimônia de entrega dos "Premios Astor" no Hotel Hermitage contou com a presença de 2.400 pesooas, enquanto que os encontros com convidados, "clases magistrales", lançamento de livros e conferências com intelectuais convocaram, entre sábado e domingo, a quase 5.000 pessoas.

ENTREVISTA COM HERMILA GUEDES NA EDIÇAO ON-LINE DO "PAGINA 12"

Para quem quiser conferir um pouco mais sobre a atriz Hermila Guedes, a protagonista do filme "O céu de Suely", de Karim Ainouz, que disputa na categoria de melhgor Filme Latinoamericano, no 22 Festival Internacional de Mar del Plata, é só acessar o site do jornal diário Pagina 12: http://www.pagina12.com.ar/diario/suplementos/espectaculos/5-5656-2007-03-13.html

Na entrevista, ela fala sobre como conheceu a Karim Ainouz, sua formaçao, vinda do teatro em Pernambuco, e das portas que o filme está abrindo a ela. Vale a pena conferir.

Sunday, March 11, 2007

22 FESTIVAL INTERNACIONAL DE MAR DEL PLATA

Começou neste nesta quinta feira e vai até o dia 18 de março a vigèsima segunda ediçao do Festival Internacional de Cine de Mar del Plata. Único festival com classificaçao classe A na América Latina (posto esse ocupado por festivais como Cannes, Berlim, Veneza e San Sebastian)o evento traz mais de 300 filmes em dez dias, entre curtas e longa metragens.

Na Competencia Oficial, 15 filmes buscam o "Astor de Oro", no qual dois argentinos estao na disputa: LA PELI, de Gustavo Postiglione e CIUDAD EN CELO, de Hernán Gaffet, além do filme de estréia do argentino Santiago Amigorena, intitulado QUELQUES JOURS EN SEPTEMBRE, com Juliette Binoche e John Turturro, em uma co-produçao franco-italiana. O Brasil está representado por O MAIOR AMOR DO MUNDO, último filme de Cacá Diegues, na Competencia Oficial, além de CÉU DE SUELY, de Karim Ainouz, e SONHOS E DESEJOS, de Marcelo Santiago, na Competencia Latino Americana.

Serao homenageados no festival com o Astor de Oro, pelo conjunto da obra, o diretor italiano Mario Monicelli; o músico e compositor argentino Gustavo Santaolla; a produtora e diretora argentina Lita Stantic; as atrizes Norma Aleandro e Hanna Schygulia. Um dos principais atrativos do festival sao as "clases magistrales", que serao ministrados por nomes como Mario Monicelli, Gustavo Santaolla, o diretor norte-americano Charles Burnett, entre outros.

A novidade deste ano é a criaçao do prêmio "Ernesto "Che" Guevara", no qual visa estimular a produçao latinoamericana, com uma premiaçao de 50 mil dólares ao vencedor. O festival ainda exibirá fora de competiçao o novo filme do diretor iraniano Jafar Panahi, OFFSIDE.