22 FESTIVAL INTERNACIONAL DE MAR DEL PLATA
Começou neste nesta quinta feira e vai até o dia 18 de março a vigèsima segunda ediçao do Festival Internacional de Cine de Mar del Plata. Único festival com classificaçao classe A na América Latina (posto esse ocupado por festivais como Cannes, Berlim, Veneza e San Sebastian)o evento traz mais de 300 filmes em dez dias, entre curtas e longa metragens.
Na Competencia Oficial, 15 filmes buscam o "Astor de Oro", no qual dois argentinos estao na disputa: LA PELI, de Gustavo Postiglione e CIUDAD EN CELO, de Hernán Gaffet, além do filme de estréia do argentino Santiago Amigorena, intitulado QUELQUES JOURS EN SEPTEMBRE, com Juliette Binoche e John Turturro, em uma co-produçao franco-italiana. O Brasil está representado por O MAIOR AMOR DO MUNDO, último filme de Cacá Diegues, na Competencia Oficial, além de CÉU DE SUELY, de Karim Ainouz, e SONHOS E DESEJOS, de Marcelo Santiago, na Competencia Latino Americana.
Serao homenageados no festival com o Astor de Oro, pelo conjunto da obra, o diretor italiano Mario Monicelli; o músico e compositor argentino Gustavo Santaolla; a produtora e diretora argentina Lita Stantic; as atrizes Norma Aleandro e Hanna Schygulia. Um dos principais atrativos do festival sao as "clases magistrales", que serao ministrados por nomes como Mario Monicelli, Gustavo Santaolla, o diretor norte-americano Charles Burnett, entre outros.
A novidade deste ano é a criaçao do prêmio "Ernesto "Che" Guevara", no qual visa estimular a produçao latinoamericana, com uma premiaçao de 50 mil dólares ao vencedor. O festival ainda exibirá fora de competiçao o novo filme do diretor iraniano Jafar Panahi, OFFSIDE.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home