La Argentinidad no CINEMA

Wednesday, March 14, 2007

ARGENTINOS REVERENCIAM MARIO MONICELLI

No ano de 1963, o Festival Internacional de Mar del Plata consagrou o filme OS COMPANHEIROS (I compagni), do diretor italiano Mario Monicelli, como o melhor filme do festival. Naquela ocasiao, Monicelli nao pode vir a Argentina receber o prêmio. Mais de quarenta anos depois, Monicelli pisa pela primeira vez em solo argentino e, a ponto de completar 92 anos, conhece a importância que sua obra possui para os argentinos.

Homenageado pelo conjunto da obra nesta 22 ediçao do Festival, Monicelli também ministrou uma "clase magistral" para 500 pessoas. As homenagens nao pararam por ai. Na segunda feira, já em Buenos Aires, Monicelli teve um encontro com o público em um Teatro Coliseo quase lotado, contando até com a presença de China Zorrilla, uma das maiores atrizes argentinas (apesar de ser uruguaia, fez sua carreira entre Argentina e Espanha). Ontem, terça feira, Monicelli compareceu ao Teatro San Martin para fazer uma breve introduçao antes da exibiçao do filme "OS COMPANHEIROS". A sala mais uma vez estava lotada. Em ambos eventos, a recepçao do público foi mais que calorosa, com um valor emocional muito grande.

Monicelli é um dos poucos diretores italianos da geraçao vinda do neo realismo, ainda vivos e produzindo (em Mar del Plata teve a pré estréia do seu último filme). Monicelli a partir dos anos cinquenta, marcou o cinema mundial ao trazer o que se chama a "comédia a la italiana", como filmes como O EXÉRCITO DE BRANCALEONE, A GRANDE GUERRA, CASANOVA, PARENTE É SERPENTE, além dos filmes com Totó, e tantos outros.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home